Projetos
Sistema de produção Agroecológico Familiar
Promovendo sustentabilidade em Escola do Campo
Área de Atuação: Abaetetuba / Pa
Público: 75 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Período: Janeiro de 2024 a dezembro 2025.
Financiador: Fundação Cargill.
Resumo: O projeto propõe implantar um sistema de produção Familiares-SPAFs, que é uma tecnologia social que tem como base a agroecologia e será desenvolvido através de metodologias participativas e inclusivas. Este sistema tem formato circular, funcionará com um galinheiro no centro, uma horta ao redor, e no entorno um quintal agroecológico. Foi pensado coletivamente, por meio da articulação da Rede jirau de agroecologia, com o intuito de possibilitar a sustentabilidade da Casa Familiar Rural de Abaetetuba, garantia de acesso a alimentação saudável as estudantes e apresentar alternativa de produção diversificada aos agricultores familiares.
O espaço funcionará como “sala de aula” para a realização das capacitações nas áreas da produção agroecologica e da gestão da propriedade. A área implantada receberá acompanhamento constante pela equipe técnica, permitindo a realização das vivências subsequentes aos módulos de formação realizados envolvendo os estudantes da CFR e os agricultores das comunidades limítrofes. Visando formar os multiplicadores que, em seguida, deverão atuar no seio da Rede difundindo os conceitos aprendidos e desenvolvidos nas demais comunidades dos Territórios abrangidos.
Principais Atividades:
• Implantar um sistema de produção agroecológico familiares - SPAFs, na escola comunitária da Casa Familiar Rural, no município de Abaetetuba/PA, baseado na otimização do uso sustentável de recursos naturais e socioeconômicos, de acordo com hábitos e cultura alimentar local.